Vale a pena investir no auto armazenamento durante a pandemia?

Os investimentos em auto armazenamento superaram o desempenho de outros setores imobiliários, e até mesmo do mercado de ações, em tempos bons e ruins. O setor de auto armazenamento (self storage) mostrou a sua solidez durante a pandemia do Covid-19, comprovando ser uma excelente opção para investidores em busca de opções seguras para aportar dinheiro. 

 

Por que o setor de auto armazenamento resiste tão bem durante essa crise?

 

O que faz com que o setor de auto armazenamento tenha um desempenho melhor em um período de crise? A resposta simples é: nós fazemos. Mesmo que tenhamos que reduzir o tamanho de nossas casas ou empresas, não queremos nos desfazer de nossas coisas.

 

Qual o potencial dos investimentos em auto armazenamento?

Os investidores que se sentirem um pouco receosos com as oscilações do mercado de ações e que estão preocupados com a longevidade da recessão provocada pela COVID-19 devem considerar a estabilidade de um desempenho comprovado como o negócio de self-storage.

Alguns dados fornecidos pelo NAREIT (National Association of Real Estate Investment Trusts) , mostram que os investimentos em auto armazenamento tiveram o maior retorno total e o maior aumento de preço, em média no ano de 2020. O auto armazenamento tem em média um retorno total de 16,73% desde 1994 e um aumento anual de 11,72% no preço. Ambos os números são consideravelmente mais altos do que no próximo setor, que é o imobiliário industrial com 14,11% e 8,59%, respectivamente.

Isso indica que os investimentos em auto armazenamento podem render muito além da recessão atual.

 

Como a pandemia do COVID-19 irá afetar o setor de auto armazenamento?

 

Muitas variáveis ​​estão em jogo, mesmo para os especialistas mais experientes para responder a essa pergunta.

As economias nunca caíram tanto tão rapidamente e a taxa de desemprego aumentou consideravelmente durante este período. Além disso, as pandemias nunca se espalharam tão ampla e rapidamente como agora e as economias nunca fecharam intencionalmente para salvar vidas.

Enquanto países se esforçam para retomar as economias, os especialistas especialistas em saúde seguem aconselhando que a população adote medidas restritivas e até mesmo que optem pelo lockdown, dependendo da gravidade da situação.

Ainda assim, a Yardi Matrix  relatou que, mesmo em meados de março de 2020, as pesquisas online por informações de auto armazenamento aumentaram 22% e parte desse aumento pode ser atribuído a estudantes universitários que procuram opções de armazenamento rápido , pois de repente foram mandados para casa, bem como empresas que precisaram ser fechadas e pessoas que optaram por morarem em imóveis menores e mais acessíveis.

Por outro lado, os pequenos varejistas voltaram sua atenção para as vendas online e podem estar procurando locais para armazenar seu estoque à medida que aumentam as suas vendas.

 

Uma dica para os investidores é: fique de olho no setor e procure embarcar no mercado imobiliário sem as preocupações e dores de cabeça de precisar administrar propriedades. 

Não importa quanto tempo a pandemia vai durar, apostar no setor de auto armazenamento é ter a certeza de que o seu dinheiro irá trabalhar por você!